Aplicação
Uma aplicação financeira é um investimento, não um produto financeiro. Ela envolve títulos ou ativos, como ações, fundos de investimento e CDBs, oferecidos por instituições financeiras.
Na plataforma trilote, você pode gerenciar suas aplicações, acompanhar rendimentos e controlar impostos relacionados a esses investimentos.
Visualizar aplicação cadastrada
Para visualizar as aplicações cadastradas, no menu principal da plataforma, selecione a opção “Financeiro/Aplicação”. O sistema retornará os registros cadastrados.
Se não houver aplicação cadastrada, uma mensagem contendo essa notícia e o botão “Adicionar” serão exibidos.

Adicionar aplicação
Para cadastrar uma aplicação, clique no botão “Adicionar”, o sistema retornará um formulário para cadastro. Preencha os campos e, em seguida, clique no botão “Salvar”. O sistema validará as regras de cadastro e, se estiver tudo certo, a mensagem de sucesso será exibida.

Nota: Se o recurso “Multiempresa” estiver habilitado, será exibido o campo “Empresa”. Escolha a empresa para a qual deverá ser registrada a aplicação.
Rendimento
Para informar os rendimentos da aplicação no sistema, selecione a linha com registro desejado, clique no ícone
, na coluna “Ações” e em seguida, na opção “Rendimento”, o sistema exibirá um formulário para registro.
Selecione a “Data operação” e insira o valor da aplicação, em seguida, clique no botão “Salvar”. O sistema validará as regras de cadastro e, se estiver tudo certo, a mensagem de sucesso será exibida.

Resgate
Para realizar o resgate da aplicação, na linha com registro desejado, clique no ícone
e, na coluna “Ações” selecione a opção “Resgaste”, um formulário para registro será exibido. Informe a data da operação e o valor a ser resgatado, em seguida, clique no botão “Salvar”. O sistema validará as regras de cadastro e, se estiver tudo certo, a mensagem de sucesso será exibida.

Imposto
Para registrar o(s) imposto(s) sobre a aplicação, na linha com registro desejado, clique no ícone
e, na coluna “Ações” e selecione a opção “Imposto”, um formulário para registro será exibido. Selecione uma data de operação e o valor do “Imposto de renda” e também o “IOF”. Em seguida, clique no botão “Salvar”. O sistema validará as regras de cadastro e, se estiver tudo certo, a mensagem de sucesso será exibida.

Editar aplicação
Para editar uma aplicação, na linha do registro clique no ícone
, na coluna “Ações” e selecione a opção “Editar lançamento”. O sistema retornará uma tela com os lançamentos realizados. Selecione o botão “Editar” e altere a “Data” e/ou “Valor”, em seguida, clique no botão “Salvar”. O sistema validará as regras de cadastro e, se estiver tudo certo, a mensagem de sucesso será exibida.

Nota: O registro também pode ser excluído, basta clicar no ícone da
para ser removido da lista. Em seguida, clique no botão “Salvar”, o sistema exibirá o modal de confirmação. Se tudo estiver certo, será mostrada uma mensagem de sucesso.
Desfazer ação
Para desfazer uma ação, acesse a linha do registro, clique no ícone
localizado na coluna “Ações” e, em seguida selecione a opção “Desfazer última ação”. O sistema retornará à situação anterior antes da ação.

Desabilitar ou habilitar uma aplicação
Se uma aplicação não estiver sendo utilizada mais para lançamentos, recomendamos que seja desabilitada para evitar erros. Na lista das aplicações cadastradas, clique no
na linha do registro que deseja desativar e, em seguida, na opção “Desabilitar”. A conta será desabilitada e uma mensagem de sucesso exibida. Para habilitar a conta, faça o mesmo processo, mas clique na opção “Habilitar”.

Nota: Ao tentar desabilitar uma aplicação, o sistema verificará se ela está sendo utilizada em alguma função. Se verdadeiro, retornará mensagem de alerta noticiando que o registro não pode ser desabilitado porque está em uso. Se, mesmo assim, quiser desabilitá-lo, faça a substituição do mesmo no local indicado pelo sistema e repita o processo.
Imprimir resumo
Para imprimir as informações da aplicação, basta localizar a linha do registro desejado, na coluna “Ações”, clique no ícone
e, logo após, selecione a opção “Imprimir resumo”. O sistema exibirá o resumo da aplicação, pronto para ser impresso.

Excluir uma aplicação
Na lista das aplicações cadastradas, clique no ícone
na linha do registro que deseja remover e, em seguida, na opção “Excluir”. O sistema exibirá o modal de confirmação da ação. Selecione o botão “Confirmar”. O sistema realizará diversas validações e, se tudo estiver certo, o registro será removido e uma mensagem de sucesso exibida.

Nota: Ao tentar excluir uma aplicação, o sistema verificará se ela está sendo utilizada em outras funções ou se há algum valor registrado no seu cadastro. Se verdadeiro, retornará mensagem de alerta noticiando que o registro não pode ser excluído. Neste caso, o que resta fazer é desabilitá-la.
para ser removido da lista. Em seguida, clique no botão “Salvar”, o sistema exibirá o modal de confirmação. Se tudo estiver certo, será mostrada uma mensagem de sucesso.